Trilha de caminhada com Gaitero Ecoturismo!!
Somos uma operadora de turismo de natureza, idealizada com o objetivo de proteger, conservar e restaurar o ecossistema de manguezal por meio de trilhas ecológicas, educativas e de valorização da história e cultura local.
O percurso da trilha caminhada tem uma duração média de 4 horas, são cerca de 6 km.
Nosso ponto de partida é o Studio Maracaípe, atelier do Artista Plástico Romero Marques, que fica na rua 4 da praia de Maracaípe, a apenas 3 km de Porto de Galinhas. Logo depois, cruzamos o Rio Maracaípe até a entrada secreta do Sendero Aratu pelo mangue. Em seguida, continuamos até o próximo ponto Aterro dos Padres e seguimos pelo Sendero Mangue até a Trilha dos Escravos, na Mata Atlântica. Assim, pronto chegamos no “Mirante do Outeiro”, onde se encontra a Igrejinha de Nossa Senhora da Conceição. Este é o pico mais alto, e de lá podemos ver as praias de Muro Alto, Porto de Galinhas, Maracaípe, Pontal de Maracaípe, Serrambi e Ilha de Santo Aleixo.
Eventualmente, aqui vamos aproveitar para relaxar, lanchar, hidratar, descansar e conhecer um pouco da história de Porto de Galinhas e Maracaípe contada pelo nosso guia e criador que faz essas trilhas há mais de 10 anos, o Beto Gaitero. Logo, regressaremos pela Trilha dos Escravos e de lá seguiremos para a Ribeira: antigo ponto de embarque e desembarque de escravos trazidos para trabalhar nos engenhos de açúcar da região.
Mas isso não é tudo, por último, uma das partes mais esperadas! Vamos descer de boia pelo Rio Maracaípe até o final do percurso da trilha.
O que levar durante a caminhada
São muitas horas de caminhada e com certeza você vai ficar com fome, por tanto, traga um lanche! Sugerimos frutas, biscoitos, doces para dar energia, barrinhas de cereais e sobretudo muita água.
Você pode trazer seus aparelhos eletrônicos, tipo de câmera e celular sem problemas, já que bolsas e mochilas atravessam o rio em uma jangada.
Sugestão do que vestir durante a trilha caminhada
Parte da rota é molhada e parte da rota é seca e quente. E por isso que recomendamos usar shorts que possam molhar e sejam confortáveis. Em conclusão, venha
preparado para se molhar e sujar com lama de mangue.
Use camisa U.V para se proteger do sol e dos mosquitos, assim também chapéu e óculos para se proteger do sol
Melhor se proteger com roupas e menos protetor solar. Afinal, o creme deixa muito resíduo no ambiente, e quando passamos pela água. Sugerimos que coloque protetor apenas no rosto. Da mesma forma, se não tiver sapatos de trekking, sugerimos que use sapatos que possam molhar.
Por último, é bom trazer uma toalha e/ou canga para nos sentarmos quando chegarmos ao Mirante do Outeiro.
As nossas saídas são feitas apenas com agendamento prévio.
A prática do ecoturismo é fundamental, para criar consciência ambiental e promover o bem-estar das populações. Venha conosco conhecer a natureza, a história, a arte e a cultura da nossa região com nossa Trilha caminhada.
Clique no botão de WhatsApp e dê o primeiro passo para VIVER uma experiência inesquecível.