Tudo sobre Porto de Galinhas: Guia completo de Viagem

Tudo sobre Porto de Galinhas

Porto de Galinhas é muita coisa: é uma vila, é uma praia e um paraíso na terra. 

É uma das praias mais famosas do Brasil e tem grande reconhecimento internacional. É admirada e invejada por suas incríveis praias de águas mornas, esverdeadas e com piscinas naturais. O local perfeito seja para viajar em casal, em família, com as crianças ou amigos.

Essa praia foi eleita 10 vezes como a melhor praia do Brasil e recebe mais de um milhão de turistas por ano.

As praias que compõem o balneário são: Muro Alto, Pontal do Cupe, Cupe, praia do centro, Maracaípe e Pontal de Maracaípe. Cada uma dessas praias tem uma característica diferente da outra, por isso há uma praia para todos os gostos! A principal atração das praias de Porto são as piscinas naturais.

Saiba tudo sobre o nosso paraíso, Porto de Galinhas: onde fica, como chegar, quanto tempo ficar e o que fazer antes de embarcar na sua próxima viagem!

Onde Fica 

Vamos localizá-la um pouco no grande mapa do Brasil; Porto é apenas uma praia no município de Ipojuca, no Estado de Pernambuco, nordeste do Brasil.

Está localizada apenas a 60 km de Recife, capital do Estado de Pernambuco e a 90 km de Maragogi (Alagoas). O distrito tem a facilidade de estar próximo do Aeroporto Internacional do Recife e de Maceió, fato que facilita muito a chegada a Porto de Galinhas.

Como chegar a Porto de Galinhas

A praia de Porto de Galinhas fica no município de Ipojuca e o aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional de Recife, apenas a 60 km. 

De avião: Aeroporto Internacional de Recife/Guararapes – Gilberto Freyre.

Ônibus: os ônibus para Porto de Galinhas saem da frente do Aeroporto. Existem dois ônibus que fazem esse trajeto, um com ar-condicionado e outro sem ar-condicionado. Em Porto não temos rodoviária e o desembarque do ônibus é feito próximo ao posto de gasolina Ipiranga, no centro da vila. 

Aplicativo Uber, Taxi ou transfer privado: uma das formas mais rápidas e confortáveis para se chegar até Porto, com garantia de bom preço, caso o valor seja dividido entre os passageiros.

Carro: o principal acesso é pela BR-101, passando pela PE-060 até Ipojuca. A partir de Ipojuca, é preciso pegar a PE-038 até Nossa Senhora do Ó e, daí, a BR-009, que passa próximo da praia de Muro Alto, Cupe e vai até o centro de Porto de Galinhas. 

Saindo do sul, o acesso se dá pela BR-101 e pela PE-060. 

Quando viajar: melhor época para visitar Porto de Galinhas

Porto de Galinhas é um destino que pode ser visitado o ano todo. Mas se você quer garantir dias ensolarados é importante levar em conta que em nossa região destacam-se duas épocas: a de chuvas e a seca. 

Aliás, em Porto não existe uma temporada baixa, sim temos uma temporada alta (bem diferenciada) e uma temporada média. 

Então, acho que não existe resposta certa, irá depender do tipo de viagem e descanso que você está precisando. Maaaas é importante que você saiba dessas informações: os meses com mais chances de chuva são: maio, junho e julho. E  agosto é o mês do vento aqui na região. 

Os meses mais quentes são:

 Dezembro, janeiro, fevereiro e março.

Os períodos mais caros:

Natal, Réveillon, Carnaval, Semana santa e feriados.

O tempo em Porto de Galinhas

O tempo em Porto pode-se classificar em dois: 

  • Temporada Seca: neste período, a probabilidade de chuva é muito baixa e a temperatura é sempre muito agradável. E ela vai de setembro até abril. Logo depois temos a temporada de chuvas. Inegavelmente neste período a probabilidade de chuva é mais alta e a temperatura baixa um pouquinho. Assim, a temporada de  chuvas vai de maio até julho. E o mês de Agosto, é chamado o mês do vento, pois costuma ventar mais que o normal.  

Os preços mais caros e mais baratos 

Então, preste muita atenção nisso que vou falar para vocês: em Porto de Galinhas não existe uma temporada baixa, porém, durante a temporada de chuvas é provável você achar voos e hospedagens mais em conta. 

Em Porto de Galinhas você encontra os preços mais baixos durante os meses de Março, Maio, Junho, Agosto, Setembro, Outubro, Novembro e começo de Dezembro. Eventualmente depois da Semana Santa começam a baixar os preços.  

Em contraste total, temos os meses com preços mais caros, eles são: Julho (férias de inverno), meados de Dezembro em diante, Janeiro, Fevereiro e começo de março. 

Dica de Ouro: 

As melhores datas para visitar Porto são quando vai ter maré menor que 0,5 metros. Por que? Porque as piscinas naturais, a praia e os corais ficam ainda mais bonitos na maré baixa.

Isso quer dizer que nas outras datas não dá para ir? Não! Porto é lindo o ano todo, porém, se você pode, recomendamos escolher essa maré menor que 0,5m.

As praias de Porto de Galinhas 

No balneário de Porto de Galinhas há 8 praias e áreas bem diferenciadas. De norte a sul são:

Muro Alto

Como o próprio nome indica, caracteriza-se pela presença de um grande paredão que atua como barreira nas ondas do mar e faz com que se forme a maior piscina natural da América Latina. Destaca-se por não ter ondas e pela prática de esportes como caiaque, stand up paddle, snorkeling e aquabike. É uma praia altamente recomendada para ir com crianças. Tem vários bares de praia, o maior é o bar da Praia de Muro Alto, que tem piscinas privativas e espaços exclusivos com jacuzzi.

Pontal do Cupe

Nessa praia existe uma formação única de piscinas naturais que podem ser totalmente apreciadas quando a maré está baixa. Quando está alta, geralmente há ondas médias. As  piscinas são perfeitas para ir com crianças, pois ficam bem perto da costa. É uma piscina menor do que a de Muro Alto e as do centro. Você pode praticar esportes como caiaque, stand up paddle e snorkeling, entre outros. Além disso, é possível contratar o famoso ensaio de fotografias subaquáticas. É uma praia bastante ampla, o que a torna perfeita para caminhadas, principalmente na maré baixa.

Cupe

Essa praia não tem piscinas naturais, pelo contrário, é uma praia com bastante onda e algumas áreas onde é preciso tomar cuidado. Essas áreas são marcadas todos os dias com bandeiras vermelhas que alertam a presença de correntes de retorno, onde é perigoso nadar. É uma praia muito bonita e ampla para caminhadas em todo momento. Não há barracas, mas há vendedores que oferecem de tudo: comida, bebida, roupas e souvenirs para todos os gostos e bolsos.

Merepe

Esta praia é a continuação do Cupe e não possui formação de piscinas naturais. É uma praia com ondas grandes e super amplas para caminhar. Nesta área existem alguns hotéis importantes, pousadas, muitas casas com vista para o mar e apartamentos de aluguel por temporada para turistas. Existem alguns pequenos mercados para fazer compras básicas. Nessa área também é possível estacionar grátis e chegar à praia a pé.

Porto de Galinhas – Centro

Essa é a principal praia de Porto de Galinhas. Aqui se formam várias piscinas naturais (as maiores e mais populares de Porto) que podem ser vistas na maré baixa. Quando está alta, é uma praia com ondas não tão fortes. Ao longo desta praia há um grande número de pousadas e vendedores ambulantes. É a zona mais movimentada de Porto e é possível fazer snorkel, mergulho, stand up paddle, nadar, fazer ensaio de fotografia subaquática, passear de Jangada, caminhar e tudo o que se possa imaginar.

Maracaípe

Esta praia caracteriza-se por fazer parte do circuito pernambucano de Surf. Portanto, é uma praia com muitas ondas, perfeita para surfistas. Existem muitas escolas e aluguel de pranchas para os mais experientes. Uma das mais notáveis ​​plantações de coqueiros da região persiste nessa praia: o famoso coqueiral de Maracaípe. É uma praia boa para tomar banho e fazer caminhadas em todo momento. Essa praia tem movimento de bairro e tem restaurantes, mercados e lojas. Na praia existem várias pousadas e poucos vendedores ambulantes.

Pontal de Maracaípe

Nessa praia o rio encontra o mar e quando a maré está muito baixa, formam-se piscinas naturais muito bonitas, bem diferentes das outras. Uma das principais atividades é o passeio de Jangada para ver as piscinas e também para navegar no rio. No Pontal os pores de sol são muito famosos, parecem saídos de um filme. Existem poucas barracas, incluindo o conhecido Bar do Galo, e geralmente há poucos vendedores. Você pode chegar no Pontal de carro e há estacionamentos que custam entre R$ 10 e R$ 20.

Praia Serrambi

Essa praia está localizada ao lado do Pontal de Maracaípe, mas para chegar de carro é preciso percorrer 13 km de Porto de Galinhas, pois é preciso contornar um rio.

Quando a maré está muito baixa, você pode atravessar a pé saindo da praia do Pontal de Maracaípe. É uma praia muito bonita e abriga um dos melhores hotéis da região: o Serrambi Resort.

Nesta praia existem formações de piscinas naturais e é uma zona com muitos corais. A praia é suficientemente larga para caminhar e não é uma área onde se praticam esportes náuticos, exceto mergulho ou mergulho livre e às vezes surf. Também não há pousadas ou vendedores ambulantes. É uma praia muito tranquila e você pode ir de carro e estacionar grátis na rua e caminhar até a praia.

Praias com piscinas naturais

tudo sobre Porto de Galinhas
Lista de atividades nas piscinas naturais

Você encontra as famosas piscinas naturais na praia de Muro Alto, Pontal de Cupe, centro de Porto de Galinhas e no Pontal de Maracaípe. São formadas quando há maré baixa, exceto na praia de Muro Alto, que é sempre uma grande piscina natural. 

Para conseguir ver as piscinas naturais é muito importante conferir a tábua de marés. Aí você encontra o horário e altura da maré certa para visitar as piscinas. Tem que saber que a maré sobe e desce duas vezes diariamente e o horário do ponto máximo da maré cheia e do ponto mínimo da maré baixa variam de um dia pro outro, e as piscinas só ficam descobertas durante as horas de maré baixa. 

Confira aqui nosso guia para entender melhor as marés ou baixar nossa tábua de marés com as melhores datas para visitar Porto de Galinhas. 

Onde ficar: hotéis, resorts e pousadas em Porto de Galinhas

Em nosso guia completo de Porto de Galinhas não podem faltar as dicas de hospedagens e quanto tempo destinar para visitar todas as praias. 

Conhecer todas as praias de Porto de Galinhas não levaria muito tempo. A quantidade de dias ideais para ficar no balneário depende da sua disponibilidade de tempo e orçamento. Aqui são 17 km de litoral e todas as praias são diferentes e muito lindas: o ideal é ficar pelo menos 5 dias. Assim você consegue conhecer todas as praias, vivenciar esse paraíso e relaxar. 

Se você deseja vir para Porto de Galinhas e se hospedar em hotéis luxuosos, entre as melhores opções estão: The Westin, Nannai, Samoa, Summerville, Kembali ou Enotel Spa & Conventions.  

Tipo de hospedagem praia por praia 

Agora vou te contar praia por praia que tipo de hospedagens você encontra em cada área. Se quiser saber mais sobre os diferentes tipos de regime e preços veja nosso guia completo de preços. 

Praia de Muro Alto

Essa área se caracteriza por possuir condomínios, hotéis e resorts de alto padrão.

A média de preços é mais alta do que em outras áreas.

O mar é calmo e há uma grande variedade de restaurantes na praia. 

*há só um mercadinho com produtos gourmet.

Muro Alto fica bem longe do centro. Mais de 10 km ou 15 minutos de viagem.

Pontal do Cupe, Cupe e Marupiara

A maioria dos hotéis de Porto de Galinhas estão localizados nessas praias: o Vivà, Village, Solar, Kembali, Enotel, etc. 

Existem também várias pousadas.

Na praia do Pontal do Cupe tem piscinas naturais. 

*essa área é bem tranquila e há alguns mercados e restaurantes. 

O centro de Porto de Galinhas fica a 5 km de distância ou 5 minutos de viagem de carro.

Porto de Galinhas

Em Porto de galinhas existe um grande número de pousadas, casas e flats para alugar por temporada para todos os gostos e bolsos. 

Não há resorts nessa área, mas sim um hotel. A vantagem de ficar no centro é justamente estar perto de todos os restaurantes, bares, comércio e das principais piscinas naturais da região.

Maracaípe e pontal de Maracaípe

Nos últimos anos essa área tem crescido muito. 

Lá existe uma oferta grande de pousadas, flats e casas para aluguel por temporada.

A praia é super tranquila e no Pontal de Maracaípe tem o melhor pôr do sol de Porto.

A oferta gastronômica e de entretenimento também está crescendo bastante. 

O centro de Porto de Galinhas fica a cerca de 4 km ou 5 minutos de viagem.

Lista de hotéis, resorts e All Inclusive de Porto de Galinhas

tudo sobre Porto de Galinhas
Mapa com localização dos Hotéis em Porto de Galinhas

Sabemos que na hora de planejar uma viagem essa aqui é a segunda tarefa mais importante: escolher onde ficar: por isso quero deixar para você a lista completa dos resorts que você encontrará em Porto de Galinhas. Além disso, aqui também temos um monte de pousadas lindas, dispostas a te receber de braços abertos: confira aqui as nossas favoritas.

Quais são os resorts all inclusive em Porto de Galinhas?

Atualmente os resorts que funcionam no formato all inclusive em Porto de Galinhas são o Ocaporã, o Enotel Convention & Spa, o Summerville Beach Resort e The Westin.

HOTEL PRAIA REGIME
Samoa Resort Muro Alto  café da manhã / meia pensão
Nannai Resort Muro Alto café da manhã
Summerville Muro Alto  All Inclusive
Marulhos Resort Muro Alto Café da manhã –  meia pensão
Ocaporã  Pontal do Cupe All Inclusive
Tabaobi Pontal do Cupe Café da manhã
Vivà Cupe meia pensão – Pensão completa (sem bebidas)
Village Cupe Café da manhã
Aconchego Cupe Café da manhã –  Chá da tarde
Marupiara Cupe Café da manhã –  meia pensão
Enotel Cupe All Inclusive
The Westin Cupe  All Inclusive
Solar Cupe Meia pensão – Pensão completa (sem bebidas)
Armação Cupe Café da manhã / Meia pensão / Pensão completa (sem bebidas)
Kembali Cupe Café da manhã
Vila Maré Porto de Galinhas (centro) Café da manhã
Serrambi Resort Serrambi Meia pensão 


O que fazer em Porto de Galinhas

Impossível não falar nesse guia completo de viagem sobre tudo o que Porto tem para oferecer. Aqui você encontra muitas atividades para fazer: Passeio de buggy, de Jangada, Vôo de Paramotor, Mergulho, Surf, Trilhas de Bicicletas, passeios a cavalo e muito mais!

Além disso, existem vários passeios e excursões a praias vizinhas. Os passeios mais famosos são a Praia dos Carneiros, Ilha de Santo Aleixo, Calhetas, Maragogi, Antunes e Barra Grande.

O centrinho da vila é muito colorido, tem muitas lojas, várias galerias, restaurantes e bares e também a famosa rua das Sombrinhas.

 

Porto de Galinhas pela primeira vez: 7 atividades imperdíveis!

Para finalizar nosso guia completo de viagem para Porto de Galinhas preparamos este guia rápido com 7 atividades que você NÃO pode deixar de fazer neste paraíso nordestino! 

Se quiser receber dicas sobre Porto de Galinhas todos os dias acompanhe-me no Instagram. 

1. Depois de deixar as malas no seu hotel ou pousada, o primeiro que tem de fazer é ir à Rua das Sombrinhas para tirar AQUELA foto no local mais colorido de Porto: GRÁTIS!

2. Conhecer a praia do centro e andar um pouco para ver as piscinas naturais: GRÁTIS!

3. Passeio de buggy.

Recomendamos fazê-lo nos primeiros dias para ter uma visão geral de todas as praias: a partir de R$ 350.

4. Fazer o passeio de jangada para conhecer as piscinas naturais (pode ser no centro ou no Pontal de Maracaípe): R$ 50 por pessoa.

5. Acorde bem cedo (por volta das 5 da manhã) e vá à praia ver o nascer do sol. É super cedo, mas eu prometo que você não vai se arrepender: GRÁTIS!

6. Vá ao Pontal de Maracaípe para ver um pôr do sol incrível! Você precisa chegar por volta das 16h30 e pode combiná-lo com o passeio de buggy.

7. Vá ao Mirante (Farol de Porto) para ver as piscinas naturais e a praia de uma altura de 14 metros: R$ 15 por pessoa.

 

Me conta nos comentários se curtiu nosso guia! 

Quer ver como está  a praia de Porto de Galinhas hoje? Acompanhe-nos no nosso Instagram e comece agora a sentir a brisa do mar e o sol na pele. 💛

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Categorías

Mais Notícias

Menu