Tábuas de Maré Porto de Galinhas

vivo porto de galinhas tábua de marés

A praia de Porto de Galinhas é famosa por suas maravilhosas piscinas naturais, formadas por corais e cheias de peixinhos coloridos, mas cuidado! você só consegue ver as piscinas naturais durante as horas de maré baixa. Fora desse horário você nem percebe que aqui temos essas piscinas incríveis nas nossas praias!

Tranquilo! Aqui todos os dias você pode conhecer nossas piscinas, nadar com os peixinhos e fazer o famoso passeio de jangada. É só conferir e compreender a tábua de maré. É simples, vamos lá! 

Porto de Galinhas quando viajar? 

Primeiramente é preciso dizer que Porto de Galinhas é uma praia do Município de Ipojuca, fica localizado apenas a 50 km da cidade de Recife, capital do Estado de Pernambuco e a 90 km da capital do Estado de Alagoas, Maceió. 

O destino é perfeito para passar férias com família, casal ou com amigos, aqui não falta nada para agradar aos turistas de todas as idades, mas as nossas protagonistas são as piscinas naturais e nossas praias, claro! 

Você pode visitar Porto de Galinhas durante o ano todo, já que a temperatura aqui não baixa dos 25 graus nem durante o inverno, e ainda melhor, a temperatura também não desce. Leia nosso post completo sobre Porto de Galinhas, melhor época para viajar, preços, onde ficar e tudo mais! 

No entanto, se você quer segurar dias ensolarados e quentinhos, a melhor época para viajar é a partir do mês de novembro até março. 

Piscinas Naturais de Porto de Galinhas

vivo porto de galinhas tábua de marés

Embora qual seja a data da sua viagem para Porto de Galinhas as piscinas naturais estarão prontas para recebê-lo. Nossa região tem várias áreas com piscinas naturais, as de Porto de Galinhas são as protagonistas do nordeste.

As piscinas naturais ficam descobertas apenas quando a maré está baixa, nesse momento a água fica presa entre os recifes e corais. E não apenas água, também ficam peixinhos coloridos, caranguejos, morenas, lagostas e até nas piscinas mais profundas é possível ver tartarugas. 

Durante os períodos de lua cheia e lua nova, que é quando a diferença entre os níveis da maré alta e baixa é maior, esse fenômeno natural fica ainda melhor já que é possível ver áreas maiores de corais. 

Aqui no balneário há piscinas naturais em 5 praias: em Porto de Galinhas (centro),no Pontal do Cupe, no pontal de Maracaípe, na praia de Muro Alto e na praia de Serrambi também. 

Exceto a praia de Muro Alto que é uma piscina sempre, com ou sem maré baixa, as restantes só ficam descobertas durante o período da maré baixa. Para aproveitar ao máximo as piscinas naturais, é muito importante compreender a tábua de maré. Isso parece difícil, mas realmente não é. Vamos lá!

Como funciona a tábua de maré de Porto de Galinhas

Ora, o mais importante é saber que ao longo do dia, o mar tem um movimento natural que sobe e desce em dois momentos, aproximadamente a cada 6 horas. Portanto, em 24 horas, ocorrem 2 horários de maré baixa e 2 de maré alta. Por outro lado, os horários desses picos de maré baixa e alta mudam a cada dia. A tabela ajuda a nos guiar porque tem o horário e a altura das maré.

Finalmente, tem que saber que a cada dia, o horário desses picos avança entre 30 e 45 minutos.

Vejamos um exemplo: se a tábua indicar que a maré baixa é às 9:00, para aproveitar o máximo de tempo nas piscinas, você tem que chegar nas piscinas uma hora e meia antes desse horário, tipo 7h30; porque a partir das 9:00 a maré vai começar encher. Às 9hs a maré já atingiu seu ponto mais baixo, agora corresponde ao processo natural de começar a encher.

Portanto dá para aproveitar umas 4 a 5hs ao dia das piscinas naturais: 1h30 antes e 1h30 depois do horário indicado como horário da maré baixa. No exemplo dizemos que foi 9hs. Ainda por cima de tudo, o mais importante é que aqui todos os dias é possível ver as piscinas naturais. E aqui temos a nossa tábua de maré para simplificar ainda mais o planejamento das férias.

Agora bem, se você não quer saber nada com entender as maré e o melhor momento para fazer passeios e tudo mais, só entrar em contato com a gente e resolvemos tudo.

Setembro – Outubro: Tábua de maré Porto de Galinhas

Tábua de Marés Porto de Galinhas

Novembro – Dezembro: Tábua de maré Porto de Galinhas

Tábua de Marés Porto de Galinhas

As melhores maré para visitar Porto de Galinhas

Lembrando que aqui você consegue ver e fazer passeios nas piscinas naturais o ano todo, a gente tem seus dias preferidos e quero compartilhar com você. Apenas porque durante esses dias as piscinas ficam ainda mais rasinhas, e eu amo isso! 

As melhores maré Novembro – Dezembro

Tábua de Marés Porto de Galinhas

O que fazer durante a maré baixa em Porto de Galinhas

Pois, agora que você já sabe como funciona a tábua de maré tem que se preparar para fazer muitaaa coisa! 

Veja só todo o que tem para fazer em Porto de Galinhas: passeio de jangada nas piscinas naturais ou pelo mangue, snorkel, mergulho com cilindro, ensaio fotográfico com os peixinhos coloridos, trilha caminhada pelo mangue, visitar a fábrica de corais, caiaque, surf, stand up paddle, pula pula no mar, flutuar, passeio a cavalo e até voo de paramotor diferenciado tendo uma das melhores vistas para as piscinas naturais!

E como se fosse pouuuco, ainda tem mais! Se tiver tempo e orçamento aqui temos vários passeios bate-volta para curtir o dia na praia dos Carneiros, a Ilha de Santo Aleixo, Calhetas ou inclusive para visitar de lancha privada as piscinas de Barra Grande em Maragogi.

Me conta aí nos comentários, você acha que é possível se entediar aqui, não é? 

Quer ver como está  a praia de Porto de Galinhas hoje? Acompanhe-nos no nosso Instagram e comece agora a sentir a brisa do mar e o sol na pele. 💛

Tábua de maré Porto de Galinhas Tábua de maré Porto de Galinhas Tábua de maré Porto de Galinhas Tábua de maré Porto de Galinhas Tábua de maré Porto de Galinhas Tábua de maré Porto de Galinhas Tábua de maré Porto de Galinhas Tábua de maré Porto de Galinhas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Categorías

Mais Notícias

Menu