Tábua da Maré Maragogi 

As belíssimas praias de Maragogi, não à toa são apelidadas de Caribe Brasileiro. Talvez seja por suas areias brancas, águas mornas e esverdeadas, cercadas de coqueiros?

Mas a natureza aqui caprichou mesmo e também abençoou as praias com piscinas naturais de tirar o fôlego. Porém cuidado! As piscinas naturais não podem ser visitadas sem embarcação. E também é importantíssimo conferir a tábua da maré de Maragogi para planejar sua visita, já que alguns dias não tem passeio para as piscinas. Vamos lá!

Maragogi quando viajar? 

Aqui na região de Alagoas você encontra aquelas praias que parecem o caribe com água de cores cristalina, azul e areias brancas, cercadas de coqueiros e com visual de tirar o fôlego.

Maragogi é uma cidade do estado de Alagoas, no nordeste Brasileiro. A cidade fica a cerca de 130 km de Recife, e a cerca de 124 km de Maceió.

Esse destino de praias, pode ser visitado o ano inteiro porque na região sempre faz calor. O verão é o melhor período para visitar a cidade se você quer mais chances de viajar com dias de sol, porque esse é o período com menos chuvas – em contrapartida, é a estação em que a cidade fica mais cheia e movimentada. 

DICA DE OURO

Sem dúvida a melhor época para visitar Maragogi é nos meses de setembro até março, quando a precipitação de chuva é praticamente zero. 

E se você quer conhecer as piscinas naturais de Maragogi na hora de planejar sua viagem, é fundamental optar por uma semana de maré baixa em Maragogi.

Piscinas naturais de Maragogi

O passeio para as piscinas naturais de Maragogi é uma das principais atividades que a cidade oferece. As piscinas naturais de Maragogi fazem parte da APA Costa dos Corais (Área de Proteção Ambiental), a maior área de proteção ambiental marinha da América latina, com 413 mil km² e a segunda maior barreira de corais do mundo, com 123 km de extensão.

Para conhecer as piscinas naturais de Maragogi você precisa de embarcação, pode ser lancha ou catamarã, já que as piscinas se encontram longe da costa, uns 6 km aproximadamente. O tempo da travessia depende do tipo de embarcação, os catamarãs demoram em torno de 30 minutos. 

No litoral da cidade, dentro do mar, tem três grupos de piscinas naturais: as Galés, que ficam em frente ao resort Salinas, são as piscinas principais mais visitadas da região; as piscinas de Taocas (à frente da praia de Maragogi); e as piscinas de Barra Grande, na praia de Barra Grande (aqui você encontra também o famoso Caminho de Moisés).

Para realizar o passeio para visitar as piscinas você deve visitar a cidade no período de maré baixa. No entanto, Maragogi está cercado de praias maravilhosas, e  também tem uma variada lista de atividades para você fazer, além das piscinas naturais. De modo que se você chegar numa semana sem passeios para as piscinas, não se preocupa que a nossa região tem muito para oferecer. 

Como funciona a tábua da maré de Maragogi

Para começar, o mais importante é saber que ao longo do dia, o mar tem um movimento natural que sobe e desce em dois momentos, aproximadamente a cada 6 horas. Portanto, em 24 horas, ocorrem 2 horários de maré baixa e 2 de maré alta. 

Por outro lado, os horários desses picos de maré baixa e alta mudam a cada dia. A tabela ajuda a nos guiar porque tem o horário e a altura das marés.

Finalmente, tem que saber que a cada dia, o horário desses picos avança entre 30 e 45 minutos.

Uma grande diferença entre as piscinas de Porto de Galinhas (Pernambuco) e Maragogi é que os passeios para conhecer as piscinas naturais de Maragogi são realizados apenas com marés inferiores a 0,7 e se o horário da maré baixa for entre às 06:00h e 17:00h. 

Por questões de segurança e ambientais, a Marina não permite passeios fora desses horários e marés. 

Um exemplo: se a tábua indicar que a maré baixa é às 9:00, as embarcações começam a sair entre 1h30 – 2hs antes desse horário, para chegar nas piscinas e ficar lá no momento do pico menor. Já que a partir das 9hs a maré vai começar a encher. Às 9hs a maré já atingiu seu ponto mais baixo, agora corresponde ao processo natural de começar a encher. 

Mas tranquilo, daqui a pouco vamos deixar a tábua completa com as datas, horários e altura da maré para que você saiba exatamente quando viajar para conhecer as piscinas naturais de Maragogi.

Como funcionam os passeios para as piscinas naturais de Maragogi

Como disse anteriormente, alguns dias por mês não tem passeio para visitar as piscinas naturais por causa da maré. Por isso, se você quer viajar para conhecê-las, é muito importante conferir a tábua da maré e verificar que seja inferior a 0,7 metros entre as 6hs e às 17hs. 

A Marinha do Brasil disponibiliza a tábua no final do ano, e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio baseado nessas informações estabelece as regras para a realização dos passeios.

De fato, o número de visitantes por dia para conhecer as piscinas naturais de Maragogi é limitado pelos órgãos ambientais. Além disso, acho importante mencionar que existe um rodízio de embarcações e cada uma pode levar um número máximo de visitantes. 

Por isso, sempre aconselhamos que você reserve seu passeio com antecedência, pois dependendo do período marcado para viajar você pode ficar sem vaga e ninguém quer que você perca essa oportunidade maravilhosa! 💛

As melhores marés para visitar Maragogi

Embora Maragogi seja um destino perfeito para visitar o ano todo, a gente ama fazer o passeio para as piscinas durante os períodos de maré mais baixinha, de 0.3 – 0.4 para abaixo. As outras alturas também permitem aproveitar mas eu gosto que fique bem piscininha, sobretudo nas piscinas mais fundas, tipo as Galés. 

O que fazer nas piscinas naturais de Maragogi

Lá nas piscinas e nas praias tem um monte de atividades que você pode fazer. Desde só flutuar com os peixinhos coloridos, passando por mergulho com cilindro, visitar o Caminho de Moisés, Jet ski, bike aquática, caiaque, wakeboard, flyboard ou comer um churrasco apenas navegando naquelas águas turquesas emolduradas por coqueiros… Você escolhe o melhor jeito de aproveitar o passeio 🤩 

Tábua da Maré para visitar as piscinas de Maragogi 

E agora o momento mais esperado! Segue a tábua da maré para que você possa planejar sua próxima viagem para navegar e conhecer as piscinas naturais mais lindas do Brasil. 

Tábua da maré Maragogi

Tábua da maré Maragogi: Novembro e Dezembro 2022

Tábua da maré Maragogi

Tábua de Marés para conhecer o Caminho de Moisés

Porque a gente sabe que o Caminho de Moisés virou um ponto turístico muito importante nesse último tempo, vamos deixar aqui a nossa tábua de marés com os dias, horários e altura da maré que a gente considera ÓTIMA para conhecê-lo. Leia aqui o nosso guia completo sobre o Caminho de Moisés

Para quem ainda não sabe, o Caminho de Moisés é um fenômeno natural que aparece quando a maré está muito muito baixa, e fica localizado, na praia de Barra Grande, pertinho da cidade de Maragogi. É por isso que é muito importante verificar sempre a tábua de marés de Maragogi e que a altura não seja maior que 0.2 metros.

Setembro e Outubro 2022 – Únicas datas para visitar o Caminho de Moisés

Novembro e Dezembro 2022 – Únicas datas para visitar o Caminho de Moisés

Tomara que o nosso guia sobre a tábua de marés de Maragogi seja útil para você programar sua próxima viagem para o nosso paraíso! Me conta aqui nos comentários o que você achou!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Categorías

Mais Notícias

Menu