Capela de São Benedito  – Igrejinha dos Carneiros

Capela de São Benedito

A capela de São Benedito ou Igrejinha dos Carneiros está localizada à beira-mar na praia dos Carneiros, e é sem dúvida mais um paraíso nordestino para colocar na lista de locais que você precisa conhecer!

Aqui você ganha 2×1: conhecer uma praia lindíssima e ao mesmo tempo visitar a capela com uma localização privilegiada, que com certeza tornará essa viagem especial, sem igual. 💛 

Se você pretende visitar a capela de São Benedito e a praia dos Carneiros, saiba que este post tem todas as informações que você precisa e além disso, spoiler alert: vamos revelar como conseguir aquela foto com a capela vazia.

Onde fica e como chegar na Capela de São Benedito

Antes de mais nada você irá conhecer a praia dos Carneiros, que foi eleita por internautas do TripAdvisor como a 12ª praia mais bela do mundo. E ocupando a segunda colocação nacionalmente, atrás apenas da também pernambucana, Baía do Sancho.

A praia é caracterizada por altos coqueiros, areias claras e finas e águas calmas e quentes praticamente o ano todo.  Além disso,  tem sua paisagem moldada pelo estuário do rio Formoso e por uma grande barreira de recifes que formam piscinas naturais na maré baixa.

Eventualmente, a praia dos Carneiros está localizada no município de Tamandaré, no litoral sul de Pernambuco, a aproximadamente 100 km da capital do Estado, Recife. E apenas a apenas 56 km da nossa querida praia Porto de Galinhas. 

Por isso, é tão comum para quem está passeando em Porto de Galinhas fazer um bate e volta (de carro, com catamarã ou com passeio de lancha) para conhecer a Praia de Carneiros, é quase obrigatório. 

Talvez o que muitos não saibam é que a Capela de São Benedito, conhecida como Igrejinha dos Carneiros, é uma capelinha particular que pertence à mesma família há quase um século e que nos últimos 30 anos tem sido preservada e muito bem cuidada por seu atual proprietário.

Capela de São Benedito 

Chegar na Igrejinha dos Carneiros é muito simples

De carro particular, agência de turismo, Uber, com catamarã ou de barco. Então, pela estrada, vindo de Recife, basta pegar a BR 101 até a Cidade do Cabo e depois a PE 60 até a Cidade de Rio Formoso. Logo após a cidade de Rio Formoso, é só virar à esquerda na PE 072 e seguir pela Via Litorânea dos Carneiros.

Ou ainda mais fácil, colocar no Google “Capela de São Benedito Carneiros” e seguir as indicações do Google maps. E claro que nós da Vivo Porto também somos sua agência de confiança para alugar lancha ou fazer bate volta em grupo ou privativo para visitar esse lugar lindo. 

Como entrar na igrejinha dos Carneiros

Antes de tudo, podemos dizer que tem duas formas de conhecer a Igrejinha: por dentro e por fora. 

Ainda mais, lembrando que a Capela é particular, o interior da Capela pode ser visitada das 9h às 16h (entrada até às 15:00), todos os dias da semana. Através do Day Use da Vila da Igrejinha, no Sítio Igrejinha dos Carneiros, que fica exatamente atrás e ao lado da Capela. 

Só você não pode entrar, nem pagando Day-Use quando a Capela está reservada para alguma cerimônia particular.

Na Vila da Igrejinha o visitante desfruta de várias comodidades, tais como: banheiros, chuveiros, áreas cobertas com mesas e cadeiras, além, é claro, da visita ao interior da capela de São Benedito. O preço do Day-Use para adultos é R$30 e crianças até 7 anos não pagam. E para fazer a sua visita ainda mais completa a vila também dispõe de um agradável restaurante.

Também é possível conhecer a Igrejinha por dentro, caso que a capacidade o permita, durante a missa. A cerimônia da missa é celebrada todo último domingo do mês ao meio-dia e é aberta ao público geral. 

Dica importante:

Já lemos muitos comentários reclamando a falta de acesso público na praia dos Carneiros e dizendo que não é possível chegar até o mar sem pagar, mas há sim vários acessos gratuitos. De fato, eles são usados pelos locais e visitantes. Caso queira chegar à praia sem gastar nada, você vai ter que caminhar. 

Para quem não quer pagar e só quer conhecer a capelinha por fora, basta  estacionar o carro na estrada, e seguir pelos 03 acessos públicos mais próximos da igrejinha, e caminhar pouco mais de 400 metros. Tem outro acesso, que fica entre os restaurantes Beijupirá e Bora Bora, que são cerca de 700 metros a pé.

 

 

 

Onde ficar 

Para quem quer visitar com calma e procura onde ficar na Praia dos Carneiros relaxando por um ou mais dias vamos dar algumas opções. A maioria das opções de hospedagem encontra-se à beira mar. Em Carneiros você consegue aproveitar a praia muito bem e se hospedando ali você poderá desfrutá-la nos horários com menos fluxo de turistas. Mas é importante saber que ainda não é uma região com grande variedade de restaurantes e bares, como sim oferece Porto de Galinhas. 

A praia dos Carneiros é o lugar ideal para quem quer ficar à beira-mar, descansar e apreciar a tranquilidade local. 

Se você quer se hospedar pertinho da Igrejinha de São Benedito, você pode ficar mesmo na Pousada Vila da Igrejinha ou *Casa Grande* (como é conhecida). Fica localizada à beira-mar e apenas a 100 metros da Capela. É toda mobiliada, com um jardim de 2.000m² e Espaço Gourmet com salão. Tem WI-FI em todas as dependências da pousada. E todos os quartos possuem cofre, frigobar, Smart TV e ar-condicionado. Você deve estar se perguntando, e a resposta é sim, os hóspedes da pousada podem conhecer a capela por dentro e passar o dia no restaurante sem pagar o day use.

E claro que não faltam os resort na praia dos Carneiros, tipo o Baia Branca Beach Resort, Resort Praia dos Carneiros e vem mais a caminho por aí. 

Quando visitar a Igrejinha 

A praia dos Carneiros é um destino com dias cálidos durante o ano todo, e por isso é o lugar perfeito para viajar em qualquer época do ano, porém vamos ver quais são as melhores datas. E claro, se tem piscinas naturais, além do clima você vai querer conferir também a tábua de maré. 

O tempo em Carneiros: a praia dos Carneiros, está localizada na região Nordeste do Brasil e é caracterizada pelas temperaturas elevadas. No litoral predomina o tipo climático tropical, quente e úmido. 

Então, durante o inverno tem a estação chuvosa que vai desde Maio até Agosto e durante o verão dias quentes e secos. A partir de Setembro os dias começam a esquentar. Mesmo durante o período de inverno, dias ensolarados são frequentes. 

Verão é sinônimo de temporada alta na região e as praias e as hospedagens geralmente se encontram lotadas. Em outras palavras, a partir da metade de dezembro e até o período de Carnaval e Semana Santa, os preços sobem e os lugares estão cheios. 

Atualmente a Capela de São Benedito e a praia dos Carneiros é um ponto turístico que atrai turistas das redondezas e de todo o país todos os dias e durante o ano todo. Ninguém quer perder a oportunidade de ter aquele cartão postal posando na igreja beira mar mais famosa do nordeste.  

Em conclusão, quanto ao clima, o melhor período para aproveitar o sol e o banho de mar, pode ser a partir do mês de setembro até março – abril. Porém, é importante saber que não é um local que esteja vazio durante um período específico. 

A tábua de maré

Ainda mais, a praia dos Carneiros durante o período de maré baixa, exibe suas piscinas naturais e bancos de areia, para conhecê-las você pode conferir os horários na mesma tábua de marés de Porto de Galinhas

Dica de ouro: Além do clima e da maré, todo último domingo do mês tem missa na Igrejinha. Isso pode influir no fluxo de pessoas nesse horário. 

Capela de São Benedito: história

A Capela de São Benedito, também conhecida como Igrejinha dos Carneiros, foi erguida pelo Visconde de Rio Formoso, um dos primeiros proprietários da Praia dos Carneiros. 

A última grande reforma da Igrejinha dos Carneiros ocorreu entre 1999 e 2001, e foi promovida pelo seu atual proprietário, Zaldo Rocha Filho, herdeiro e neto de Rosalvo Rocha, último proprietário da Praia dos Carneiros. Naquela ocasião foi erguido um terraço frontal semicircular que impediu o avanço do mar. Telhado, piso, iluminação, tudo foi substituído ou restaurado, mas sempre preservando-se a originalidade arquitetônica da capela. 

Nas colunas e no piso do altar da igrejinha repousam atualmente os restos mortais e cinzas dos bisavós, avós, tios e pai do atual herdeiro. 

Até hoje, Zaldo Rocha mantém, conserva e restaura a capela com seus próprios recursos, através do aluguel da igrejinha para casamentos e batizados. Com esses mesmos recursos, provenientes dos aluguéis da capela, o proprietário também promove um trabalho de ação social, através de doações para diversas instituições, entre elas a Creche Padre Enzo de Tamandaré, a Fundação Padre Arlindo, o NACC, o IMIPE e a própria paróquia do município.

A praia dos Carneiros é particular: história da praia Dos Carneiros

Um dos primeiros proprietários da Praia dos Carneiros foi o Visconde de Rio Formoso. Foi ele quem mandou erguer a Capela de São Benedito, também conhecida como Igrejinha dos Carneiros. Após a sua morte, a praia foi vendida pela Viscondessa e seus filhos herdeiros para José Henrique Carneiro (vem daí a origem do nome Praia dos Carneiros). 

Naquela época, século 19, era uma praia muito frequentada pelos moradores do município de Rio Formoso e pela pequena Vila de Tamandaré. Na frente e no entorno da Capela de São Benedito havia um cruzeiro, um cemitério e algumas casas, além de um pequeno porto. 

Todas essas edificações foram cobertas pelas águas, restando somente a igrejinha. O último proprietário da praia dos Carneiros foi o fazendeiro Rosalvo Ramos Rocha, que a adquiriu em 1938. Até hoje, grande parte da propriedade ainda pertence a seus filhos e netos herdeiros, que abriram algumas pousadas e restaurantes. 

Agora, o atual proprietário e administrador da Capela de São Benedito, do Sítio Igrejinha dos Carneiros e da Pousada Igrejinha dos Carneiros é o músico e empresário Zaldo Rocha Filho.

O que fazer na praia Dos Carneiros 

Além de visitar a Capela de São Benedito, na praia dos Carneiros você encontra muitas atividades para fazer: passeio de jangada, piscinas naturais, lancha, catamarã, mergulho livre, stand up paddle, flyboarding, jet-ski e mais!

Entre as principais atrações dessa praia estão as piscinas naturais, o banho argila rejuvenescedor e bancos de areia. E claro que ali também não faltam os passeios de buggy

Não perca nosso guia completo para conhecer a praia dos Carneiros clicando aqui. 

Capela de São Benedito 

Quanto custa casar na capela de São Benedito? 

Já imaginou ter a sua Cerimônia numa Igreja na beira mar, emoldurada de altos coqueiros, areias branquinhas e mar esverdeado? Meu Deus que cartão postal sem igual! 

O fato é que já ouvimos falar muito disso e até lemos coisas tipo um casamento na igreja de São Benedito pode sair mais salgado que a água, segundo algumas fontes o casamento religioso no local pode custar em torno de 17 mil reais”  mas ninguém diz a verdade.

Facilmente conseguimos falar com os responsáveis pela organização dos eventos na Capela e nos disseram que é difícil falar de um valor porque são vários fatores a ter em conta no momento de calcular o orçamento: data, dia da semana, mês, ano, quantidade de convidados e tudo mais. Mas a partir de R$2.000,00 se consegue fazer uma cerimônia na capela. 

Então, se você quiser se casar na Igrejinha dos Carneiros (Renovação, Batizado ou Missa), naquele cenário de sonhos, primeiramente tem que enviar as seguintes informações e seguido disso você irá receber o orçamento correspondente. 

Detalhar: 

  1. Finalidade da Reserva 
  2. Data da Reserva
  3. Período do Dia: manhã (8h às 12h) ou tarde (14h às 18h)
  4. Número Máximo de Convidados
  5. Nome / Sobrenome
  6. E-mail
  7. Fone (WhatsApp)

A partir dessas informações os administradores irão enviar um orçamento detalhado por e-mail. Aqui já estamos empolgados e torcendo para você conseguir realizar esse sonho. 

Capela de São Benedito 
Pic @alohafotografias e @amaltner

 

Como achar a Igrejinha de São Benito vazia para tirar foto

O que todo mundo quer saber… embora seja possível fazer o passeio em catamarã, o fato é que são muitas pessoas descendo o catamarã ao mesmo tempo e procurando a famosa foto. Então fica impossível ficar sozinho para tirar foto. Até algumas vezes forma-se fila, imagina!

A nossa recomendação é fazer o passeio privativo de lancha porque nele o marinheiro sabe qual o momento certo para achar a Capela mais vazia e juntamente com ele você pode escolher quanto tempo quer ficar em cada parada do trajeto, além de oferecer uma experiência mais intimista.

Mesmo assim, nós já fomos testemunhas de vários pedidos de casamento feitos e fotografados com a capela vazia. 

Capela de São Benedito 

Restaurantes na praia dos Carneiros

Por último, além das opções já mencionadas anteriormente, você também pode escolher outros restaurantes que são muito conhecidos por lá e oferecem uma ótima estrutura para passar o dia e chegar andando até a igrejinha dos Carneiros para visitá-la.

  • Bora Bora
  • Beijupira

Bora Bora: day use no valor de R$30,00 por pessoa (a partir dos 12 anos de idade já paga esse valor). O Bora Bora conta com uma área vip / área prime que além do valor do DAY USE, paga se um valor mínimo de R$200,00 por pessoa (jovens e adultos) que é revertido em consumo no restaurante. O restaurante Bora Bora fica no trecho mais movimentado da Praia dos Carneiros, a cerca de 20 minutos a pé da igrejinha de Carneiros

Beijupira: o restaurante trabalha com a forma de serviço de Day Use. Esse valor é cobrado apenas durante o dia. Preço: R$30,00 (por pessoa) de segunda à sexta; R$ 50,00 por pessoa, finais de semana e feriados. O restaurante está em uma área menos movimentada da praia, na frente das piscinas naturais. A caminhada desde aqui até a capela é mais longa. 

Dessa vez, antes de terminarmos queremos agradecer as informações fornecidas pelas trabalhadoras da Capela de São Benedito e também aos comentários feitos no TripAdvisor, do senhor Zaldo Rocha Filho (Zaldorf). Proprietário da Capela de São Benedito, da Vila da Igrejinha e da Pousada Igrejinha, que me ajudaram a completar esta matéria e deixá-la ainda melhor.  

 

E você, já visitou a Igrejinha dos Carneiros? Conte para nós como foi sua experiência!

Quer ver como está  a praia Dos Carneiros hoje? Acompanhe-nos no nosso Instagram e comece agora a sentir a brisa do mar e o sol na pele. 💛

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Categorías

Mais Notícias

Menu